Fala povo. Bom demais?

No dia 27/09/2016 apresentamos uma palestra sobre qualidade na Universidade FUMEC em Belo Horizonte – MG.

Qualidade não é um tema que se discute em apenas 60 minutos, mas foi muito importante introduzir alguns conceitos para os alunos além de apresentar o VSTS (Visual Studio Team Services).

Para você, o que é qualidade de software?
Para uns é a ausência de BUGS, para outros está mais associada a cumprimento de prazos. Existem várias definições e visões, depende do contexto. Discutimos alguns contextos e apresentamos uma das ferramentas disponíveis que nos auxiliam, e muito, na provisão de qualidade aos nossos projetos – O VSTS.

Através de uma experiência recente, demonstramos a qualidade com outra visão que envolve o fornecedor e o cliente. Ambos trabalhando juntos a chance de se obter produtos mais aderentes e excelentes tende a ser mais fácil. A qualidade inicia-se desde o mento em que, através de uma necessidade, as equipes envolvidas produzam mapeamentos tanto de requisitos funcionais e não funcionais além dos ambientes envolvidos. A questão do ambiente é muito importante para acabar com a famosa frase “em minha máquina funciona”. Quem nunca disse isso? 😀

Então a qualidade extrapola o contexto do artefato de Software e vai para um patamar superior, atingindo a maioria dos contextos e definições de qualidade.

Passos básicos:

  1. Entendimento da necessidade do cliente
  2. Mapeamento das infraestruturas (cliente e fornecedor)
  3. Integração de infraestruturas(quando possível – recomendável)
  4. Utilização de uma ou mais ferramentas para apoio do gerenciamento do projeto, medição de produtividade, gerenciamento de códigos, builds, releases.
  5. Automatização de tarefas (Builds e Releases)
  6. Ferramentas de análise de código (Sonar é um bom exemplo)
  7. Envolvimento de TODOS (cliente e fornecedor)

Essa pequena “receita” poderia levar a várias apresentações somente para tratar cada ponto. Mesmo assim, serve de um bom script para começar a se organizar em seus projetos. Olha a dica!

O VSTS te apoia neste contexto e a melhor notícia é que para até 5 usuários você consegue utilizar a ferramenta online GRATUITAMENTE. Por que não começar a experimentar?

Você tem a oportunidade de verificar um pouco de como foi a apresentação através do slide abaixo.

Mas se desejar falar mais sobre o assunto, envie um e-mail, sugira um artigo ou nos envie seu artigo e vamos todos aprender!

Obrigado a todos que participaram, a Universidade FUMEC representada pelo professor Ugo Caputo. Muito obrigado!

 

Palestra sobre qualidade – Universidade Fumec
Classificado como: