Fala galera!

Nossa, nesta segunda comecei a participar de um Workshop de aspnet core oferecido, de forma GRATUITA, por Rodrigo Kono e Rafael Santos.

O objetivo do primeiro dia era a criação de um projeto em aspnet core + entity framework core + sql server. Mas a semana promete. Vejam os assuntos que ainda serão abordados:

  • Dia 02 – 29/11, 22h00
    Testes de Integração
    # Instrumentação de ambiente docker
    # Criação dos testes
    Testes com Xunit / ASP.NET Core TestHost
    SQL Server Linux/Windows
    Docker (docker/docker-hub)
  • Dia 03 – 30/11, 22h00
    Servidor de Build e Integração Contínua
    # GitHub
    # Circle CI
    Integração Contínua (Circle CI / VSTS)
  • Dia 04 – 01/12, 22h00
    Deployment pro Azure
    # Configurações de ambiente
    # App Services Linux/Windows
    Azure (app services linux/windows, docker)
  • Dia 05 – 02/12, 22h00
    Round Table {Tecnologias}
    Super convidados:
    Lucas Romão – MVP
    Ricardo Serradas – Microsoft

Em apenas 1 semana veremos um conteúdo riquíssimo das grandes novidades disponibilizadas pela Microsoft e um pouco além. É um grande caminho das pedras!

O que for aprendendo vou compartilhando e assim aprendo mais. Façam o mesmo 😀 ! Vou tentar disponibilizar durante a semana os principais pontos de aprendizado. E sem mais enrolação, vamos colocar a mão na massa!

Para ficar mais legal vou utilizar o Linux para desenvolver os exemplos e aumentar o nível de conhecimento, já que NUNCA programei em ASP NET em outro sistema operacional que não fosse o Windows.

Preparando o seu ambiente

Tomarei por base a criação de um ambiente a partir do zero. Acesse o site http://www.dot.net. Clique em “Download“, em seguida em “.NET Core“. Clique em “Linux” e siga as instruções de acordo com a sua distribuição. É bem intuitivo e você não terá problema algum.

Após seguir as instruções do site, você já possuirá o asp net core 1.1 instalado em sua máquina.

Configurando o Node Js

É muito importante que você tenha instalado o node js em sua máquina. Caso não possua basta acessar o site https://nodejs.org/en/download/package-manager/. E seguir as instruções de acordo com a sua distribuição Linux. Como estou utilizando o Ubuntu 16.10 executei os seguintes comandos:

Logo vamos utilizar o gerenciador de pacotes do node – o npm.

Criando o projeto asp net core

Antes de mais nada, é importantíssimo a instalação do Yeoman e do Bower. O Yeoman é responsável pela geração de projetos, digamos assim, e o bower será nosso gerenciador de pacotes, a exemplo do que temos no Visual Studio com o Nuget.

Para instalar basta digitar os comandos:

No comando acima executamos o gerenciador de pacotes do node js – npm, e solicitamos a instalação, representada pelo atributo “i” (um apelido para install). O atributo “-g” diz que queremos que a instalação seja global, ou seja, estará disponível em nosso PATH para utilização em outros projetos que formos criar, sem a necessidade de isntalação novamente. Para maiores detalhes consulte o site do NPM. Após os atributos apenas definimos os pacotes que desejamos instalar.

Vamos instalar o generator do aspnet. Este generator é utilizado pelo Yeoman para geração de aplicações em asp net. É a mesma ideia do Template Project do Visual Studio. Digite o comando:

Depois de instalar um bocado de pacotes (na próxima vez você não precisará fazer isso) vamos criar nosso projeto aspnet core.

Digite os comandos:

Perceba que são comandos simples.

  • Alinha 1 diz respeito ao uso do yeoman utilizando o generator aspnet para criação do nosso projeto. Serão exibidas algumas opções no meu. Selecione a opção “Web API Application”.
  • A linha 3 utiliza o utilitário do .net core para restaurar os pacotes de dependência da aplicação
  • A linha 4 faz o build ou compila o projeto

Esses são os passos básicos para criação do seu projeto ASP NET no Linux. Até aqui configuramos nosso ambiente para desenvolvimento. Mas onde desenvolver?

Você pode utilizar, por exemplo, o Visual Studio Code. No próximo post vou demonstrar como instalá-lo e configurá-lo.

Conforme as aulas forem evoluindo vou atualizando vocês. Espero que gostem do post e nos ajude a crescer cada vez mais em conhecimento.

Mais uma vez um grande agradecimento ao Rodrigo e ao Rafael pela iniciativa.

Abraço

Workshop ASP Net Core
Classificado como:                
  • Sensacional.
    Belo review e complemento. Show demais Albert
    #tamojunto

  • Willian

    Nao consegui chegar à tempo para ver o workshop ontem. Voces vão disponibilizar a gravação da live? O vídeo está privado 🙁

  • felipefrer

    Show de bola Albert…

  • Legolas

    Boa Mano, bem explicado os passos a passos.