Escolha uma Página

Recentemente a Microsoft fez vários anúncios de extrema importância para a comunidade de desenvolvimento.
Quem imaginava um dia poder desenvolver com alguma ferramenta Microsoft no Linux? Além disso, com a compra de empresas como a Xamarin e também pelo grande apoio a vários projetos open sources, a Microsoft começou a trilhar uma nova história, no meu modo de ver, muito mais rica!

A agluns meses atrás já era possível utilizar uma ótima ferramenta denominada Visual Studio Code. Com isso temos uma ótima ferramenta no Windows, Linux ou MAC e que encontra-se constante evolução conquistado muitos desenvolvedores no mercado.

Entre algumas características dessa IDE, temos:

  • Intellisence;
  • Syntax highlighting;
  • Autocomplete;
  • Debug;
  • Integração com o Git; etc.

Além dessas funcionalidades de um editor de códigos, o VS code, oferece opções de extensões para acrescentar mais funcionalidades ao seu ambiente de desenvolvimento. E grátis!

Hoje vamos aprender a instalar esta ferramenta no Linux.

Iniciando os trabalhos

Antes de tudo, faça o download do VS code clicando aqui;
Depois de baixar o aruquivo abra o terminal (Ctrl + Alt + T).

Execute os comandos de acordo com o seu sistema, substituindo a tag para o nome do arquivo que você baixou, no diretório onde o mesmo foi baixado. No meu caso, estou utilizando o Ubuntu 16.10. Sendo assim, vou digitar os comandos das linhas 2 e 4.

Finalizada a execução dos códigos acima tem temos o VS Code pronto para utilização. É só abrir e correr para o abraço!

Uma forma interessante de abrir o VS code através do terminal é digitar o comando code . (com o ponto). Isso fará com que ao editor abra referenciando o diretório onde o comando foi digitado, representado pelo ponto “.”.

Show de bola!

Extensões

O interessante no VS code é a possibilidade de extender suas funcionalidades. Existem vários tipos de extensões como suporte ao Docker, PHP, Phyton, mudanças visuais, ícones, e muitas outras.

Você pode conferir acessando esse link: https://marketplace.visualstudio.com/VSCode.

Outra opção para instalações de extenções é através do próprio VS code no botão Extensions(botão destacado em vermelho). Será exibido um campo para que você faça uma busca no pacote desejado. Mas se deseja fazer a instalação de extensões de uma forma mais legal, pressione as teclas Ctrl + P e digite o comando ext install .

extension

Após a instalação é necessário reiniciar o editor para aplicação das modificações.

Indico algumas extensões para quem quer se aventurar no desenvolvimento de ASP.net core no linux:

  • csharp – Para suporte do C#
  • csharpextensions – Extendendo as opções de edição em C# como adicionar arquivos de classe, interfaces, etc.
  • docomment – Permite adicionar funcionalidade de documentação(Summary) para classes, atributos, etc

É isso aí pessoal.

No post anterior , sobre aspnet core, aprendemos a criar um projeto de API. No próximo post vamos trabalhar nesta API e adicionar o XUnit para testar nosso código.

Não percam!