Escolha uma Página

Fala time!

Chegou a hora de iniciar o seu primeiro programa em uma linguagem de programação. E como não poderia ser diferente, iniciaremos com o famoso “Hello World”.

Hello World

Nossa jornada rumo do desenvolvimento de apicações, no Simplificando Conceitos, está sendo muito gratificante. Em alguns vídeos comentei sobre a necessidade de instalação de uma IDEs (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) além de SDKs (Kits de Desenvolvimento de Softwares) específicos para a tecnologia na qual deseja se aventurar no mundo do desenvolvimento.

Para o primeiro programa vamos focar na tecnologia .net core. Consequentemente será necessário a instalação do SDK e de uma IDE. Abaixo os links para download:

A instalação das ferramentas é bem simples!

Criando o primeiro projeto

Chegou a hora de criar o primeiro projeto. Em seu sistema operacional preferido, abra um terminal e crie um diretório para conter o projeto. Vou utilizar como exemplo o diretório C:\Projetos.

No terminal, digite o seguinte comando:


dotnet new console -n hello-world

O comando acima cria um projeto do tipo console, com o nome hello-world.

O comando dotnet é parte do SDK, instalado anteriormente e possui várias utilidades cmo criar projetos, adicionar pacotes, etc, no mundo .net core.

Editando o primeiro programa

Projeto criado, é hora de programar. Ainda pela linha de comando, acesse o diretório hello-world e digite o comando:


code .

Não estranhe! É code “espaço” . (ponto). Isso vai fazer com que o Visual Studio Code seja executado a partir do diretório corrente, hello-world. Então será aberta a IDE com os arquivos de projeto:

Visual Studio Code – Projeto Hello World

Conforme observado na imagem acima, temos os arquivos de projeto. Focaremos no Program.cs. Então, abra-o e o mesmo será exibido no editor:

program.cs

Vamos entender um pouco sobre o código acima:

  • Linha 1: este comando diz que no arquivo Program.cs serão utilizados recursos disponíveis na biblioteca System. Sem esta declaração, não seria possível utilizar “comandos de imprimir na tela”, por exemplo;
  • Linha 3: O namespace é um agrupamento de classes no C#. Em Java este conceito é chamado de Package. Por hora, não se preocupe com este detalhe;
  • Linha 5: É a declaração de uma classe denominada Program;
  • Linha 7: Definição de um método Main, principal. Ou seja, será o primeiro método a ser executado em nossa aplicação;
  • Linha 9: Este comando envia uma mensagem para a tela, no caso, Hello World!.

Esta é uma apicação muito simples que apenas envia uma frase para a tela. Para executar, na linha de comando, no diretório da aplicação, digite o seguinte comando:


dotnet run

Será executada a aplicação:

Aplicação em execução

Altere a mensagem descrita na linha 9, por exemplo:


Console.WriteLine("Hello Code FC!");

E novamente, pela linha de comando, execute o comando dotnet run;

Parabéns! Este é o seu primeiro programa. Ainda tem muito caminho pela frente, como aprender a sintaxe da tecnologia a ser utilizada.

3 números em ordem crescente

Quando falamos sobre algoritmo em um vídeo do Simplificando Conceitos, colcoamos um desafio: Faça um algoritmo que receba 3 números em ordem aleatória e os devolva em ordem crescente;

Na ocasião, utilizamos o coneito de Portugol que é basicamente uma forma de escrever os passos necessários para chegar em um objetivo utilizando uma linguagem comum a nós, humanos. No caso, utilizou-se o portugês. Então, o algoritmo em portugol ficaria desta forma:

É claro que o seu algoritmo pode, perfeitamente, ser direfente do exemplo acima e dar o mesmo resultado. Não está errado e fique tranquilo, é normal.

Mas como seria tal algoritmo em uma linguagem como o C#, por exemplo? Na verdade não é tão complexo, desde que você entenda as particularidades e sintaxe da linguagem. Veja o exemplo abaixo do mesmo algoritmo convertido:

Fazendo uma comparação da versão em portugol para a versão C# há, na verdade, uma “tradução” do que foi escrito seguindo as premissas da linguagem. Por isso é importante pensar nos algoritmos inicialmente. Ao transferir esta lógica para uma linguagem de programação temos que adequar a escrita, porque o que fazer, o mais complexo, já foi definido.

Abaixo deixo o mesmo exemplo de algoritmo porém desenvolvido em Typescript. Entenda o código descrito e altere da maneira que desejar e execute. Observe que a essência do algoritmo é a mesma.

Desafio

No algoritmo proposto e convertido em C# não temos uma entrada de valores de forma dinâmica. Ou seja, os valores são definidos no código fonte, ex: a =2;

O seu desafio será implementar uma forma de obter esses valores dinamicamente, quando o usuário executar o sistema. No caso do exemplo em typescript, o valor é obtido por “caixas de texto” em uma página Web. E como seria em C# para uma aplicação console?

Bora tentar fazer?

Agora já sabe como crir um novo projeto em .net core. Não deixe de comentar e deixar suas dúvidas e também me dizer se teve sucesso neste desafio.

Referências

Para ajudar deixo muitas referências importantes:

Até o próximo post!