Faaaaaaaaala povo.
Hoje, dia 19/05/2018 aconteceu um dos melhores eventos dos quais tive a oportunidade de participar e palestrar. Qual foi o assunto? Aspnet Core, Docker, Linux e Microsoft Sql Server. Foi muito bacana e ainda contei com grande participação do meu amigo Bruno Gouvea Roldão, vulgo BROLDÃO.
Como foi?
Não era nosso objetivo colocar a preferência em qualquer Sistema Operacional ou dizer que tecnologia A é melhor do que B. A ideia geral era trazer, em um pouco mais de detalhes os benefícios que nós, desenvolvedores, obtivemos com o apoio da Microsoft ao mundo Open Source. Todos saímos ganhando.
O Broldão fez um breve histórico do Framework .Net, suas primeiras versão, limitação de plataforma e também algumas pequenas dificuldades que tinha-mos no desenvolvimento na plataforma. De fato, era uma época onde, particularmente, eu era conhecido pelo “programador de mouse”. Com o .net surgiu uma iniciativa, como o Mono Project, para portar o framework para o Linux. Daí surgiram grandes iniciativas, como o Xamarin.
De fato essa adoção ao Open Source fez muito bem a todos nós.
O que você deseja criar hoje? Seja uma aplicação Web, um microserviço, um App… não importa, você tem IDE, linguagem, framework Cross-Platform, nuvem, ammbiente de gestão de código, gerenciamento de time, tudo, na plataforma Microsoft.
Continue…
Depois de relembrar os velhos tempos, fomos para os próximos passos – Docker e Sql Server. A participação ativa de todos os presentes de um gostinho a mais na palestra e, como muitos não conheciam o Docker, tiveram a oportunidade de ter um overview sobre o DockerFile, Docker Images, Containers, Registry e alguns dos principais comandos.
Realmente houveram muitas perguntas pertinentes que henriqueceram e muito a palestra. A…detalhe. Pude contar com a presença ilustre de uma instância do Renato Groffe. Que honra. Se é o original, não sei. Dizem que era uma instância, porque a outra estava fazendo um meetup em SP. kkkkk Brincadeiras a parte, valeu Groffe, você é nossa inspiração.
Finalmente
Ao final tivemos a oportunidade de desenvolver uma demo, com uma aplicação em ASP.net Core, no Visual Studio Code e conectando ao Sql Server Linux em um container docker. Chique demais né? Poderia ser melhor…rsrss
Por que poderia ser melhor?
Então, nem tudo é um mar de rosas. Na preparação testamos as situações várias vezes pra que tudo executasse da melhor maneira possível. Mas, contudo, entretanto, horas antes de palestrar-mos, a VM do Linux simplesmente parou de funcionar. Não havia tempo para recriá-la. Até o momento, tudo sobre controle. Temos um MAC! Vai rolar. Não será o linux, mas funciona como tal. Será que tudo ia dar certo? Pra piorar um pouco, simplesmente eu não tinha voz. Gripe! A sorte foi que os participantes foram muito gentis e o Broldão deu um grande suporte – Obrigado.
No momento de fazer a DEMO, vishhhh, o que acontece? O container do sql server subia com sucesso, porém não conseguia, de forma alguma, conectar com o usuário e senha criados. Fizemos de tudo, mas nada deu certo. Acontece! Demo, palestra, etc. Mas foi bom para o pessoal conferir alguns comandinhos de docker e ver um pouco mais sobre o aspnet core.
No final tudo deu certo.
Agradecimentos
Certamente me sinto extremamente feliz pela grande oportunidade de participar de um evento como este. O primeiro SQL Saturday de BH. Fica o meu respeito e agradecimento por todos os organizadores. Quanto respeito, carinho e profissionalismo. Tanto palestrantes quanto participantes foram muito bem tratados, mimados. Obrigado mesmo. Foi um dos melhores eventos que participei. Além disso, agradeço também a todos os participantes e em especial aos palestrantes. Quanta gente boa. Pessoas maravilhosas. Conhecê-los foi demais e espero revê-los logo.
Referências
Os links utilizados na palestra estão listados abaixo:
- Docker Hub – https://dockr.ly/2uw2D45
- Mssql-cli – https://bit.ly/2ISzbMz
- Mssql Operation Studio – https://bit.ly/2rSgsXd
- .Net – https://bit.ly/29153NR
Logo disponibilizarei o ppt.
Desenvolvedor, o retorno.
Não me dei por satisfeito com o problema de não conseguir conectar no Sql Server durante a palestra. Chegando em casa resolvi pesquisar e consegui encontrar o problema.
No comando para execução o container há a definição da senha do SA. Entretanto, ao transcrever o comando no slide, simplesmente após a definição da senha, coloquei um caracter diferente de “aspas simples”. Então, como eu estava informando a senha sem o caracter estranho, nunca ia conectar. 😀 Um desenvolvedor nunca desiste.
Recursos
Abaixo o link do GitHub contendo o projeto desenvolvido na palestra, inclusive com os comandos do docker:
https://github.com/codefc/SqlSatBH2018
Agora sim, acabou.
Mais uma vez deixo meu agradecimento. Continuem acompanhando o site que nas próximas semanas iremos começar uma série sobre Docker, tratando desde conceitos simples até avançados.
Valeu!